sexta-feira, 25 de maio de 2012

            No projeto "Rio, uma cidade de Leitores" a Sala de Leitura Júlio Emílio Braz parabeniza nossos maiores leitores do 1º bimestre.
1º turno                                              2º turno
David de Oliveira (1601)                    Eyshilla Romualdo (1702)
Rafael Rodrigues (1601)                     Jefferson Ferreira (1702)
Ariane Cristina (1701)                        Mônica Rangel (1802)
Evelyn Ansel (1703)                           Bárbara Aries (1802)
Andressa Barbosa (1703)                  Marcos Vinícius (1902)
Beatriz Macedo (1803)                      Liliane, Matheus, Rayane, Roberta (8802)
Beatriz Seda (1901)                           Romário, Thaynara (8802)
Isaque Alexandre (1903)
Uma sociedade justa começa com bons leitores.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Sala de Leitura, no projeto Encontro Cultural, oportunizou, em seu espaço, a produção de textos escritos pelos alunos participantes.
A proposta final é a produção de um livro, previamente intitulado "Tesouros da Vida".  Veja uma pequena, porém surpreendente amostra dos trabalhos que tivemos.

 
Som de gaita

Desde pequena sempre ficava admirando meu pai tocando sua gaita.  Ele sempre tocava depois do almoço na fazenda.  Uns anos depois, voltando da escola, vi minha casa cheia de bombeiros e polícia em volta dela.  Minha casa estava em chamas.  Eu entrei em desespero.
Depois do fogo ser apagado, fui até o local onde vivia com meu pai e, de repente, vi uma coisa enterrada nas cinzas da casa:  o instrumento do papai.  Comecei a cavar, peguei o objeto e fui para casa de meus tios.
Lá, contei tudo o que aconteceu para eles.  Eu ainda não entendo.  Pessoas falam que ele se suicidou, mas eu não acredito, porque ele sempre vivia de bem com a vida.  A gaita de meu falecido pai era a coisa mais importante pra mim, naquele tempo de criança.
Eu guardava essa gaita numa caixinha linda de porcelana.
Alguns meses depois eu conheci uma menina que parecia até um anjinho, de tão linda que era.  Tempos se passaram e ficamos amigas.  Até pensavam que éramos irmãs, porque éramos muito apegadas, uma a outra.
Eu confiava muito nela que decidi contar sobre o meu objeto de valor.
Eu, toda vez, como costume de meu pai, tocava a gaita depois de almoçar.  Percebi que toda vez que tocava a gaita, o espírito de meu pai ficava ao meu lado para me ver tocar.
Eu me sinto muito feliz por saber que o espírito dele me visita sempre que toco.
Carla Katheen  (1901)

Sala de Leitura Júlio Emílio Braz - 2012


A Sala de Leitura Júlio Emílio Braz se apresenta com suas novas professoras, Simone Rufino e Sinara Collodetti e o projeto Rio, uma cidade de Leitores, com intuito de, em equipe, realizarmos trabalhos que incentivem nossos alunos a ler e, consequentemente, interpretar e escrever melhor, o que já foi comprovado como uma grande deficiência de nossa clientela, acarretando em problema, não só nas aulas de Língua Portuguesa, como nas demais disciplinas.
Agradecemos a confiança da Equipe de Direção da Escola Mendes Viana, bem como o apoio de todos os docentes e funcionários para que, juntos, possamos realizar um trabalho que nos faça perceber que através do acesso aos livros e do nosso trabalho, estamos fazendo a nossa parte.
Obrigada!